A Cooperativa de Saneamento Ambiental da Praia Grande  é resultante da iniciativa de uma associação de bairro a UAPG – União dos Amigos da Praia Grande, pessoas que, no final dos anos 80 uniram-se para demandar da Municipalidade e de sua concessionária, a SABESP a necessária e urgente implantação de um sistema de tratamento de esgoto para o bairro já poluído por esgoto no lençol freático e na praia que frequentemente ostentava a bandeira vermelha da CETESB indicativa de local impróprio para banhos.

      Foram anos de negociação com a Municipalidade e a SABESP mas, não obstante  a pertinência da reivindicação dos cidadãos do bairro, a questão sempre esbarrava em dois entraves: da parte da Municipalidade,  faltavam  recursos inclusive os técnico/operacionais para a execução da obra; da parte da SABESP não havia previsão nem interesse em investir no saneamento daquele que era, na época, um desimportante bairro de periferia.

Diante do impasse, os associados se dispuseram, eles próprios, a executar a tarefa, com recursos advindos do rateio dos custos da obra entre os dela beneficiados. Para que isso fosse feito, receberam o necessário o aval da Municipalidade e a subrrogação da SABESP no que se referia ao saneamento do bairro uma vez que é ela, SABESP, que detém a concessão do serviço em Ubatuba.

      Para que o rateio de custos fosse feito com toda legalidade e transparência a UAPG tornou-se uma  Cooperativa, a COAMBIENTAL e, de forma inédita, com recursos advindos exclusivamente de seus cooperados, através da integralização de cotas-partes, foi implantado o desejado e necessário sistema de coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto que vem disponibilizando o serviço de saneamento ao bairro há mais de 20 anos.

Resultante desta louvável iniciativa da comunidade foi possível reverter a poluição e promover a balneabilidade da praia transformando-a no cartão postal de Ubatuba fato que provocou enorme interesse por imóveis no bairro e determinou sua expressiva valorização imobiliária (os inúmeros empreendimentos imobiliários hoje existentes são evidências do afirmado).

      Com isto, a ocupação do bairro aumentou muito fato que determinou a ampliação e repontenciação do sistema para torná-lo apto a receber os novos pedidos de ligação. Estas obras contudo ainda não estão concluídas mas vão sendo realizadas (como sempre foram) com os recursos advindos dos novos pedidos de ligação, estabelecidos pelo valor da cota parte. A  Cooperativa  é uma entidade sem fins lucrativos e não possui capital, apenas administra os valores advindos das adesões para realizar as obras de conclusão e ampliação do sistema. Não há dinheiro público algum nesta empreitada.

      Como se vê,  o ônus assumido para a implantação, construção e operação do sistema de tratamento de esgoto nunca foi um investimento, mas o resultado do esforço comunitário viabilizado pela contribuição de cada um dos indivíduos que aderiram aos objetivos da cooperativa.

 

      Concluindo podemos afirmar que a  COAMBIENTAL é um louvável exemplo de cidadania e responsabilidade social, resultante  do esforço conjunto de seus cooperados, cidadãos comuns que, numa espécie de “mutirão” vêm disponibilizando esforços e recursos financeiros para disponibilizar  seu eficiente serviço de saneamento. A Praia Grande é a única praia de Ubatuba onde se vê  um token da CETESB indicativo de local propício ao banho. 

 

 Saneamento Básico Comunitário Auto-Sustentável:

      A Cooperativa se dispõe a transferir, sem qualquer ônus, seus conhecimentos e experiência àqueles que tiverem interesse na adoção de um modelo semelhante pois acreditamos ser perfeitamente possível a realização de obras auto-sustentáveis, geridas pela própria comunidade (como no nosso caso) ou mesmo através de uma parceria entre o Particular e o Poder Público  uma vez que se trata de serviço essencial indispensável à saúde e à preservação do meio ambiente que são aspectos de importância universal.

 Av. Bernardino Querido, 761 - Sala 06

11.680-000 - Ubatuba/SP

+55 (12) 3833-3268 | contato@coambiental.com.br 

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle